Entenda

Afinal, o que é inovação ?


Inovação não é um bicho de sete cabeças, é um bicho de grandes cabeças. Ou seja, cabeças criativas e “realizativas”, “inovar é gerar valor a partir de idéias originais”, a partir da criatividade. E criatividade só é reconhecida se for concretizada.

Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos.
Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade. A inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerada um fator fundamental no crescimento econômico de uma sociedade.





Inovar no meio tecnológico

A grosso modo, inovação tecnológica é toda a novidade implantada pela empresa, por meio de pesquisas ou investimentos, que aumenta a eficiência do processo produtivo ou que implica em um novo ou aprimorado produto. Assim, muita coisa pode ser definida como inovação tecnológica. Essas inovações estão divididas basicamente entre produtos e processos.
Alguns exemplos do que seria inovação tecnológica:
  • Introdução de um determinado insumo que otimiza ou barateia determinada produção, no todo ou em parte;
  • Adequação de produtos às exigências das leis e outras portarias reguladoras;
  • Criação de um linha voltada para um segmento de mercado não explorado anteriormente. Por exemplo, uma indústria têxtil de artigos infantis que lança uma linha de roupas para adolescentes;
  • Melhorias na logística de armazenamento, transporte e distribuição dos produtos;
  • Aplicação de novos softwares que demande mudanças também no hardware ou otimiza a produção e/ou o produto.
É possível perceber que a inovação tecnológica deve estar ligada à implementação de produto e/ou processo novo (ou substancialmente aprimorado) para a empresa, não sendo, necessariamente, novo para o mercado ou para o setor de atuação da empresa..




Nenhum comentário:

Postar um comentário